Cigarrilha malhada e a rara Felosa aquática.
Dia 15 cheguei ao Local ainda era de noite, um pouco antes das 6 da manhã, apareceu pouco depois 3 observadores da zona do Porto e um observador local este sim com quem eu já tinha combinado.
Começámos então a fazer o percurso por eles conhecido, Algumas rapinas poisadas no cume das árvores e Felosas dos juncos iam aparecendo com alguma naturalidade.
Felosa dos juncos |
Pelo caminho foi nos informado que dois anilhadores estavam no local e um deles já tinha capturado uma dos Felosa aquática e iria esperar por nós. até a libertar.
Ao fim de 1 hora chegámos ao local onde normalmente aparece a Felosa aquática e o que saltou logo á vista foi as redes de captura, com algumas Felosas dos juncos e Verdilhões, o anilhador estava mesmo á nossa frente que teve a amabilidade não só de nos mostra a Aquática, mas ainda pegou numa dos Juncos e mostrou-nos a diferença entre ambas.
Quem também parecia interessado era um Arcebispo que poisava constantemente a cerca de três metros de nós.
Arcebispo |
Continuando o caminho foi encontrado uma Viuvinha, Lifer para mim, mas o mais importante nem sinal.
Chegando ao observatório o decidi "abandonar" o grupo e voltar para trás onde as hipóteses de ver as as 2 aves eram maiores, mas sem qualquer sucesso.
Uma hora depois voltei a reencontrar o pessoal onde um deles começou a fazer chamamentos para a Aquática, mas mais uma vez nada.
O calor começava a apertar e o resto dos observadores decidiram ir embora, eu ainda fiquei mais uma hora depois fui almoçar.
Voltei por volta das 17 horas e ainda fiquei até ás 20:00, mas não era o meu dia.
Dia 16 voltei a chegar cedo ao local fazia um pequeno nevoeiro que depressa se levantou.
Montei o equipamento e foi a andar passo largo para as felosas, pois sabia que não iria estar ninguém a anilhar achei que o local estaria mais calmo.
Nos primeiros terrenos propícios a Aquática saiu uma felosa que se deixou observar pelos binóculos pouco mais de segundo e meio jurava que era ela, mas sem certezas não chegava foi então que comecei a fazer chamamentos.
Andei mais para a frente e continuava sem sorte até que a minha mulher disse:
-Que é aquilo além naquelas ervas?
-Onde? Disse eu.
-Não vês uma coisa branca naquele caniçal?
Deitei os binóculos para lá e o coração começou logo a bater forte em seguida com o telescópio estava confirmado a minha primeira Felosa aquática.
Felosa aquática |
Já era bom, olho para o lado oposto e nem queria acreditar outra e esta deixou-se observar por largos minutos.
Felosa aquática 2 |
Chegou depois um observador que de certo me tinha visto aos saltos e ao qual lhe disse onde vi as aves, simpatia da parte dele também me disse onde em anos anteriores se tinham visto as Malhadas um pouco antes do observatório.
20 minutos talvez foi o que eu precisei par dar não com uma, não com duas, mas sim com três Felosas malhadas e uma delas que simpática que era até deixou filmar.
Felosa malhada |
ESPÉTÁCULO
Agora sim era tempo de ver o quanto era bonito o percurso da Bioria !!!
Na volta no local da Felosa aquática já se tinha juntado ao observador mais outros dois que ainda conseguiram ver pelo menos uma.
Disse-lhes que tinha encontrado as L.naevia e o local exato, claro que foram logo para lá.
Mais tarde vim a saber que deram com os bichos.
Para o ano há mais :)
Sem comentários:
Enviar um comentário