sábado, 19 de outubro de 2019

Outra vez Esmoriz

...sendo um dos locais mais bonitos que já visitei é também daqueles que me faz fazer mais Km.
Apareceu por lá um Maçarico de bico comprido, uma ave que eu já tinha falhado por duas vezes (Lezirias e Olhão) as fotos que apareciam na net faziam "inveja" a qualquer um até àqueles que já tinham visto a ave, mas a distância era proibida para uma ave que têm vários registos nos últimos anos.
No dia 11 de Outubro aparece na foz do Sisandro um Pilrito de bico fino (grande descoberta do Ramalho, a quem agradeço por me ter telefonado a avisar) e basicamente ao mesmo tempo aparece também uma TDA em Olhão, comecei então logo a fazer contas para o dia seguinte, Pilrito, Maçarico e Tarambola no fim.
12 de Outubro, consegui sair um hora mais cedo do trabalho o que me deixava mais confortável para procurar o Pilrito na foz do Sisandro onde cheguei por volta das 5:30.
O Pedro Moreira já se encontrava no local que me disse logo onde estava ave, foi chegar e malhar.

Ainda tinha 2:30 de luz e algumas decisões para tomar.
a) seguia direto para Esmoriz, tinha sorte e via o maçarico mesmo ao fim do dia.

b) seguia para Seia, descansava e no dia seguinte continuava com o plano.

d) desistia do maçarico, voltava para casa ia á Tarambola no dia seguinte e  esperava por outra oportunidade para o maçarico.

Optei pela c)  😀😀😀

Domingo 11 de outubro levantei-me bem cedo para chegar antes das 8:00 a Esmoriz, quando cheguei estava a chover uma chuva miudinha, pensei:
-Estarei abençoado :) ou vou apanhar uma molha?!!!
Cinco minutos a andar no passadiço e descobri logo.
Começou a chover cada vez mais e já  com os pés na areia, completamente encharcado e de binóculos em punho  não conseguia dar com a ave até que observo no lado da lagoa mais a sul, junto ao mar uma ave suspeita que depois de uma corrida veio-se a confirmar que era ela.

Agora era a viagem para o Algarve direitinho a Quinta do Marim.
Quando estava quase a chegar o Alexandre Guerreiro manda-me uma mensagem que também ia lá, engraçado que chegámos exatamente o mesmo tempo, quando chegámos ao local onde a TDA tinha sido vista já lá estavam observadores que nos facilitaram
a observação do bicho.


Incrível 2 dias três americanas estava a arrebentar de felicidade e cheio de sono.

Living in América 💪

Sem comentários:

Enviar um comentário