quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Rumo a Lisboa em dia de cheias

Não vou escrever muito, mas tenho que contar.

No dia 08 de dezembro, quinta-feira, surgiu um alerta de um Papa-amoras-cinzento na Mata dos Medos (Charneca da Caparica). Como só estava de folga no sábado só me restava esperar, não sei porquê, fiquei com aquela sensação de que a ave não ia ser relocalizada, mas enganei-me e um observador local viu-a no dia seguinte logo de manhã.

Agora tinha a sensação que ia falhar, mas na sexta-feira ao fim do dia atestei logo o carro, levantei-me no sábado ás 5 da manhã, chovia um patinheiro e... hesitei e nem acredito, mas a verdade é que acabei por não ir.

Neste momento que estou a escrever ainda me pergunto o porquê de não ter ido, claro que a ave foi vista por vários observadores logo de manhã.

A minha próxima folga era só na quarta-feira, e no Domingo não vi noticias da ave, só na segunda me caiu um alerta do e-Bird.

Bom, a ave continuava no mesmo local da descoberta, agora o problema era o mau tempo e na noticias, Lisboa parecia que estava submersa então decidi que na quarta-feira não iria e a alternativa era esperar por sábado.

Quarta-feira estava a ser um dia normal, fui por as crianças á escola e ia com a mulher para  Aljezur, parámos no café habitual e liguei a net...pimba, o Papa-amoras-cinzento estava no mesmo sitio. 

Até me queimei a beber o café, desta vez não houve hesitação, não me preocupei foi correr para o carro e arrancar. Só quando estava na autoestrada é que me lembrei do mau tempo.



Cheguei ao local, estacionei, dei corda aos sapatos para o local das coordenadas e demorei hora e meia a dar com o bicho.



A cara de um homem feliz!



A partir de hoje a palavra hesitar está riscada do meu dicionário.

PS: Um agradecimento especial ao observador MB pelas dicas que me deu 







Sem comentários:

Enviar um comentário