domingo, 19 de março de 2023

No meu quintal

Não vou escrever muito, mas vou ter que contar.

Março e Abril estamos sempre com as "malas" prontas, pois pode cair a qualquer momento um alerta de um possível twicher.

No dia 17 deste mês estava eu no trabalho quando começo a ver num grupo das redes sociais um alerta de um Falcão-lanário na Ria de Alvor, boa a 15 minutos da minha casa.

Sai as 16:30 do trabalho, fui a casa buscar a mochila e fui o mais depressa possível para a Espargueira, fiz o caminho de terra batida até á Rocha com um olho na estrada e outro no céu até parar na Rocha, mas sem sucesso, aliás confesso que nunca acreditei que ia ver a ave.

Estive ali não mais do que 5 minutos pois naquele local só via os campos do lado direito, decidi então descer mais um pouco.

Voltei a parar o carro num spot que achei bem melhor, sai já quase com os binóculos colados aos olhos e olhei para os campos do lado esquerdo onde apenas vi um  Peneireiro-vulgar poisado num poste, olhei em seguida para o lado direito e até saltei quando vi um falcão a voar, a minha reação foi jogar os binóculos para qualquer lado (ainda não estavam no pescoço), pegar na máquina fotográfica que estava no carro em cima do banco do pendura e começar a "disparar" em direção do falcão.



Por mais fotos que tirasse a ave teimava em voar de perfil até que decidiu dar duas ou três voltas e deixar fazer uns registos, logo depois caiu a pique e nunca mais a vi apesar de ter ficado até ao anoitecer.



O tempo estava escuro e a ave voou entre mim e o sol que estava encoberto, mas que mesmo assim dificulta sempre os registos e por mais que visse as fotos na máquina não conseguia chegar a uma identificação certa, o nervosismo era enorme.



Quando cheguei a casa fui logo ver as fotos no pc e ao mesmo tempo já me estavam a perguntar se tinha visto o falcão a que eu respondi que achava que sim e que estava a ver as fotos naquele momento, fazendo zoom a uma foto que estava mais ao menos comecei logo a sorrir e de seguida comparei com a foto do observador que tinha descoberto a ave e saltei, mas saltei mesmo de alegria.

Apesar de estarem muito más fui logo ao WhatsApp por três fotos da ave para alertar o resto dos observadores, o qual agradeço ao P.A. por me ter tratado de duas que até guardei.



PS: Quando vi o falcão o que mais me sobressaiu na ave foi o tamanho pois achei a ave maior que um peregrino.

Ubs: faltam 80 

Sem comentários:

Enviar um comentário