sábado, 30 de dezembro de 2023

Cartaxo-siberiano

 Não vou escrever muito, mas vou ter que contar.

No dia 21 de Dezembro caí um alerta de um Limnodromus scolopaceus na Figueira da Foz nada de especial se não tivesse sido levantada a hipótese  de ser o Limnodromus griseus pois a ave aparentava ter um bico "curto".

Como sempre o meu lado "Twicher" entra logo em ação, primeiro explorar o local no maps, ver a distancia que tenho que percorrer e o dia em que posso ir sabendo de antemão que as minhas próximas folgas seriam dia 25 e 31 e ir arrolar uma ave no dia de Natal seria épico se não tivesse uma linda família, "felizmente" as fotos que apareceram no dia seguinte apontaram para um L. scolopaceus,

No dia 23 de Dezembro aparece um Cartaxo-siberiano (Saxicola maurus) nas Lezirias de Vila Franca de Xira, começei logo a sentir borboletas no estomago, o dia 25 estava próximo e o 31 tão longe.

No dia 24 foi uma tortura ver as fotos da ave nos grupos socias, parabéns a quem a viu, no dia 25 estive desde 04:30 até 05:15 no meu sofá com as mochilas prontas para arrancar, mas o lado paterno foi mais forte e acabei por não ir.

Durante a semana a ave manteve-se no mesmo local da descoberta... amanhã dia 31 a aventura continua.

Hoje às 5 da manhã fiz-me á estrada, tirando o nevoeiro posso dizer que a viagem correu bem.

No local não foi preciso muito tempo para descobrir a ave, a ansiedade de uma semana desapareceu num segundo.

...para o ano há mais

Sem comentários:

Enviar um comentário