sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Foz do Sisandro

 Não vou escrever muito, mas vou ter que contar.

No dia 21/09, Sábado passado, surge um alerta de um Pilrito-semipalmado (Calidris pusilla) na Foz do Sisandro, uma espécie que já tinha visto nos Açores (Self-fond) e na Lagoa pequena em PTc, mas esta última observação ficou-me atravessada na ID e para entrar na minha Life-list de Portugal Continental tinha que voltar a "rever" este Pilrito.

Nesse Sábado apesar do alerta sair cedo e  estar de folga estava a passar um dia em Família e o lado Paterno foi mais forte que o lado twicher por essa razão ficou agendado para a próxima folga.

Na Quarta-feira seguinte eram exatamente 07:11 da manhã, caía uma chuva molha-tolos quando já estava eu  a  estacionar no parque do Foz do Sizandro com a companhia da minha mulher, depressa subi a ponte que atravessa o rio e não não demorei um minuto a dar com a ave.



Desta vez não senti aquela adrenalina que uma Lifer proporciona, mas sim um certo alivio de consciência.



Como sempre gosto de guardar um registo fotográfico, dei uns passos em frente em direção á areia e sentei-me a tirar umas fotos, surpreendentemente a ave veio caminhando direito a mim e por  incrível que pareça chegou a estar a um metro de distancia de mim a alimentar-se sem receio nenhum era como se fossemos amigos de longa data.



Fiquei ainda mais umas três horas á procura de um Maçarico-pintado que também tinha sido descoberto no mesmo dia que o Pilrito-semipalmado, ouvi o fligh call por duas vezes que a ave voou, mas só por uma ocasião é que o vi, ainda bem que já tinha esta espécie!!!








Sem comentários:

Enviar um comentário